terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Preconceito por um Bioma?!? Pois é.... Existe!!

As principais características da Caatinga – único bioma exclusivamente brasileiro:

caatinga, palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 km², correspondendo a cerca de 10% do território nacional.Possui extensão territorial de 734.478 km², correspondendo a cerca de 10% do território nacional.  Ela está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.
As temperaturas médias anuais são elevadas, oscilam entre 25°C e 29°C. O clima é semiárido; e o solo, raso e pedregoso, é composto por vários tipos diferentes de rochas.
A ação do homem já alterou 80% da cobertura original da caatinga, que atualmente tem menos de 1% de sua área protegida em 36 unidades de conservação, que não permitem a exploração de recursos naturais.
As secas são cíclicas e prolongadas, interferindo de maneira direta na vida de uma população de, aproximadamente, 25 milhões de habitantes.
As chuvas ocorrem no início do ano e o poder de recuperação do bioma é muito rápido, surgem pequenas plantas e as árvores ficam cobertas de folhas. 
"Trata-se do bioma brasileiro mais estigmatizado, sobre o qual se tem mais preconceito.
Por uma compreensão equivocada, durante séculos foi criada no imaginário nacional a ideia de uma região seca, miserável, de gente vivendo à míngua e gado morrendo de fome e sede. Com as longas secas, vinham as grandes migrações, além de intensa mortalidade infantil. essa tragédia social, cantada nas músicas, na literatura, na pintura, ainda hoje predomina no imaginário de amplas parcelas da população brasileira.
Entretanto... o bioma Caatinga desenvolveu imensa e inteligente capacidade de reproduzir milhares de espécies de vida vegetal e animal muito bem adaptadas ao ambiente e ao clima.
A Caatinga, nos tempos sem chuva, adormece, hiberna, despertando somente nas próximas chuvas.
Hoje, com o paradigma da "convivência com o semiárido, foi construído mais de 1 milhão de cisternas de captação da água de chuva e realizaram-se 200 mil obras com tecnologias para guardar a água de chuva para a produção, além de ter sido desenvolvida uma agroecologia apropriada para esse ambiente.
Então, a vida mudou para melhor, e muito! Com inteligência, a vida é farta também na Caatinga" 
Texto de Roberto Malvezzi (Gogó) - Assessor da CF/2017

Achei muito interessante esta informação sobre a Caatinga, porque, realmente o que ficou gravado em nossas mentes, através de músicas, literatura e pinturas e também pela mídia sobre o Nordeste foi uma região infértil, seca e muito pobre.
e também despertou-me a curiosidade de conhecer, pesquisar e amar este sertão que é tão nosso! Tão exclusivamente brasileiro!! 
A princípio achei estranho este tema para a CF/2017, mas tem tudo a ver porque o lema é "Cultivar e Guardar a Criação".
Vamos deletar este preconceito e conhecer este chão que no seu período de seca...
"adormece, hiberna e guarda no seu interior as sementinhas para despertar com as benditas águas que vêm do céu!
 A Natureza e sua resiliência!!

Um bom ensinamento para nossas vidas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário