quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Dignity- O que é Dignidade?

"Ó  DEUS, que admiravelmente criastes o ser humano e, mais admiravelmente, restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade de Vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade..."

Li esta oração no Semanário Litúrgico-Catequético da Igreja Católica, do dia 25/12/2016, dia de Natal, e esta frase ficou na minha mente:
"restabeleceste a sua dignidade..."
Primeiro pergunto: O que é ser digno? O que é ter dignidade?
" O princípio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado democrático de direito. Ganhou a sua formulação clássica por Immanuel Kant, na "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" de 1785, que defendia que as pessoas deveriam ser tratadas como um fim em si mesmo, e não como um meio (objeto) e assim formulou tal princípio:
"No reino dos fins, tudo tem ou um preço ou uma dignidade. Quando uma coisa tem preço, pode ser substituída por algo equivalente; por outro lado, a coisa que se acha acima de todo preço, e por isso não admite qualquer equivalência, compreende uma dignidade."
Ser digno é ser respeitado e valorizado.
O valor messiânico da vida de Jesus foi, efetivamente, restaurar a dignidade do ser humano, tratando as pessoas  como "um fim em si mesmo". Quando "se dignou assumir a nossa humanidade", seu primeiro ato público foi evidenciar a dignidade de homens simples, rudes e até desprezados pela sociedade judaica.
Ao entrar na casa de um chefe dos publicanos, que supervisionava a coleta de impostos romanos, Jesus, com sua atitude amiga, deu a este homem a oportunidade de recuperar sua verdadeira dignidade, ao compreender que sua riqueza ilícita, não o tornava digno. Pois seu patrimônio foi construído a partir de recursos dos pobres, tirados dos impostos que ele arrecadava.
E mais: tornou-se digno a partir do momento em que tomou atitudes para mudar esta situação.
Jesus restaurou a dignidade de uma mulher adúltera, enfrentando e questionando os homens que queriam apedrejá-la. A frase que devolveu a esta mulher a sua honra foi: "Vá e não peques mais".
Ao discípulo que o negou três vezes, ele posteriormente perguntou, três vezes também:
 "Pedro, tu me amas?
Que atitude digna!!
Ao fazer seus milagres de cura, não somente devolvia a saúde, mas restaurava o ser humano, "como um fim em si mesmo", sem querer nada em troca.
Até nos últimos momentos de sua vida terrena, devolveu a dignidade ao ladrão na cruz, ignorando sua vida indigna, perdoando seus erros. E aos seus algozes, pediu perdão a DEUS, pois eles, realmente, não sabiam o que estavam fazendo.
E até hoje Jesus é o único, que com seu sacrifício expiatório na cruz, continua restaurando a dignidade humana de quem entrega a sua vida aos Seus cuidados.
Continua oferecendo a qualquer ser humano, sejam adúlteros, políticos corruptos, seguidores covardes, pessoas fracas, doentes, ladrões, a oportunidade de restauração e vida digna.
Por que os seguidores não o abandonaram? Porque sabiam que só Jesus realmente os valorizava, respeitando-os e dignificando-os com Seu Amor.
Temos muito ainda o que aprender com este Homem, Jesus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário