segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

É Maravilhoso ser Cristão!

Na minha última postagem escrevi um trecho do livro: O Cristo de Todos os Caminhos, de E. Stanley Jones, livro que li, reli e separei algumas partes que me encantaram. Primeiro, foi a descrição da personalidade de Jesus, e nesta postagem  quero deixar registrado outro trecho que também é muito profundo para quem deseja ser cristão autêntico:


É Maravilhoso!
É maravilhoso ser cristão!
É maravilhoso ter-se uma personalidade na história humana em quem podemos confiar inteiramente e a quem podemos dedicar inteira consagração! Um hindu me disse um dia que havia contemplado uma pintura de Rembrandt. Era a pintura de uma face muito iluminada, mas cercada de nuvens escuras.
Era a pintura de Jesus! Em torno dele estão as nuvens negras dos reveses da vida. Há muitas circunstâncias acabrunhadoras, incompreensíveis mesmo, neste mundo, mas...
no meio de tudo está uma face iluminada - a face de Jesus.
Posso esperar até que as nuvens que o cercam percam seu sentido, quer sejam nuvens de desenfreada destruição ou de chuvas benéficas; quando elas se ajuntam eu tenho um canto no meu universo que é luminoso e inteiramente seguro. Se aquela face iluminada desaparecesse, o universo inteiro seria trevas.
É maravilhoso ter um lugar do qual estamos absolutamente seguros, e ao qual podemos recorrer nos momentos de perturbação.
É maravilhoso ser cristão!
É maravilhoso ter um mundo que tem por centro a Cruz! Agora sabemos que, atrás das nuvens, há um
 "Amor que nunca, nunca muda". Deus não é só o Bem, Ele deseja para nós todo o bem. Suas feridas saram as nossas feridas. A palavra mais cruel, mais dura, mais iníqua que o mundo pode pronunciar já foi pronunciada- foi dita na Cruz. Deus, porém, tomou aquela palavra cruel, dura, iníqua e a transformou na palavra que redime a raça.
É maravilhoso ser cristão! É maravilhoso ter um mundo com uma manhã de Páscoa na sua história!. Suponhamos que a última palavra neste mundo tivesse sido a cruz e não a Ressurreição. Se assim fora, os filhos dos homens seriam para sempre torturados naquela cruz  com o Filho do Homem. Mas, agora, como a última palavra para mim é a Páscoa, eu não me impressiono que a última palavra da vida tenha sido a cruz.
Que mais pode a vida fazer? Que resta para ela se já chegou ao extremo de suas possibilidades?
É maravilhoso ter o Evangelho do Deus que procura o homem! Quando Deus nos encontra, como está no Evangelho, toda a idéia de valor próprio se esvai e fica apenas a de aceitação da graça de Deus. Ficamos absortos em admiração, em amor, em ação de graças. Somos inundados desta graça! Não resta lugar para mais; nosso vaso está cheio até o limite de sua capacidade. A vida no Espírito abre-nos, no verdadeiro sentido da palavra, uma nova dimensão na vida. Os demais homens vivem com possibilidade de gozo através das três dimensões: prosperidade, prazer e procriação. O cristão acrescenta uma quarta: a dor. Quando as aparências externas não são boas, ele sempre tem recurso da realidade interior. Tem razões íntimas para estar alegre, porque sua alegria não depende dos acontecimentos, mas das relações imperturbáveis do seu coração. É a alegria do Espírito que é o antisséptico. Sua presença conserva nossas feridas limpas.
O cristão encontrou a única  segurança que há, porque, pelo seu trato com o sofrimento, aprendeu não somente a resistir tudo que lhe possa acontecer, mas a dar um passo à frente por meio do mesmo sofrimento.
Feliz é o cristão que aprendeu a trabalhar ao som da música do Espírito!
É maravilhoso ser cristão, mas não é maravilhoso ser apenas religioso. 
O mundo está cheio de religião  -  falta-lhe cristianismo.

Um comentário:

  1. "Stanley Jones apresenta neste livro uma visão universalizante do Evangelho, da fé, propondo um entrelaçamento cultural entre todas raças e culturas, como uma sinfonia orquestrada pela regência do Espírito". No "caminho" de toda sua reflexão ele ressalta o atuar do Espírito em nós.É o assunto principal desta obra maravilhosa que todo cristão deve ler para crescer na comunhão com o Espírito Santo!

    ResponderExcluir