terça-feira, 12 de março de 2013

DEUS não faz diferença entre as pessoas

Livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 10, versículos 34 a 43:

Então Pedro começou a falar: 
Agora percebo verdadeiramente que DEUS não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo.
 Vocês conhecem a mensagem enviada por DEUS ao povo de Israel, que fala da Boa Notícia de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos. Vocês sabem o que aconteceu em toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo pregado por João, como DEUS ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder. E Jesus andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo; porque DEUS estava com Jesus. Nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém , onde o mataram, suspendendo-o num madeiro. DEUS, porém, o ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto, não por todo o povo, mas por testemunhas que já havia escolhido, por nós que comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos. E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que foi a ele que DEUS constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. Sobre ele todos os profetas dão o seguinte testemunho: 
todo aquele que acredita em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados."

Este texto reflete a essência da doutrina primitiva. Na estrutura deste ensino de Pedro podemos ver a estrutura dos atuais evangelhos escritos; estes não são mais do que a cristalização do ensino realizado em comunidades particulares.
O ponto de partida da evangelização e da doutrina é o reconhecimento de que o povo de DEUS é formado por todos aqueles que o respeitam e praticam a sua vontade, ainda que de forma  anônima. É essa prática da justiça que a evangelização visa a descobrir, fazer crescer e educar, mostrando tudo o que DEUS realizou em favor de todos os homens através de Jesus Cristo.
 Note-se que toda a atividade de Jesus está resumida numa frase que define o programa da ação cristã:
fazer o bem e curar todos os que estão dominados pelo diabo. Em outras palavras, trata-se de despertar relações justas entre os homens, a fim de que eles vençam a alienação e construam uma sociedade voltada para a vida que DEUS quer.

O comentário sobre o texto inicial foi extraído da Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário